50 anos do incêndio do Edifício Joelma
HÁ MEIO SÉCULO...
No dia 1º de fevereiro de 1974, cerca de 187 pessoas morreram no incêndio do Edifício Joelma, situado entre a Praça da Bandeira, Rua Santo Antônio e Avenida Nove de Julho, no centro de São Paulo.
Esse prédio era ocupado por muitos escritórios decorados com materiais inflamáveis, como carpetes e divisórias de madeira nos andares superiores. Nessa época as normas de segurança não eram como hoje. A causa foi um curto-circuito no ar condicionado do 12º andar e as chamas se propagaram rapidamente.
O Código Municipal de Obras era do ano de 1934, considerado obsoleto na época. Houve muitos avanços, mas aparentemente a segurança dos edifícios não era ítem prioritário.
Com poucos recursos, os bombeiros fizeram o possível e salvaram muitas vidas. O repórter Milton Parron fez a dramática cobertura nos tempos áureos da Jovem Pan AM 620 (atual Classic Pan 76.7), que faz parte da história do rádio.
A reforma do prédio durou quatro anos, foi rebatizado como Edifício Praça da Bandeira, e a praça hoje abriga o Terminal Bandeira de ônibus (SPTrans)
Comentários
Postar um comentário