A história da Rádio Cacique de São Caetano do Sul
![]() |
Flâmula comemorativa da Rádio Cacique de 1966 |
A Rádio Cacique já existia anteriormente, estabelecida em São Roque, no interior paulista. Foi o então deputado Ulysses Guimarães quem conseguiu a transferência da emissora para São Caetano. Quem teve a ideia foi Mário Ferreira, gerente comercial da Cacique, que compreendia um grupo de seis emissoras espalhadas pelo Estado. Coube ao vereador João Anhé liderar, na Câmara Municipal, o movimento pela aprovação da lei, de autoria do prefeito Oswaldo Massei, da doação de um terreno situado na Estrada das Lágrimas, onde foram montados a torre e o transmissor.
Sua inauguração oficial ocorreu no dia 28 de julho de 1958, com a abertura do locutor Ferraz Franco, na presença do deputado Ulysses Guimarães, do fundador e presidente da emissora, Alcides Cirillo, e do prefeito Oswaldo Massei, além de autoridades civis, militares e inúmeros convidados. O cantor Cauby Peixoto foi a principal atração da festa. A emissora do índio ficava localizada na Rua Santa Catarina, nº 97, no centro da cidade, e contava com um auditório com capacidade para 400 pessoas. Inicialmente operou na frequência de 1330 kHz, na década de 1970 passou para os 1150 kHz.
No dia seguinte, a nação brasileira, em festa e em ansiosa expectativa, aguardava o começo do jogo Brasil X Suécia, na final da Copa em 29 de junho de 1958. Neste dia, o morador de São Caetano do Sul, em suas andanças pelo dial à procura da melhor estação para ouvir o jogo, foi surpreendido com o prefixo ZYR-41, da Rádio Cacique de São Caetano do Sul. O locutor era J. Carvalho.
Por volta das nove da manhã,a emissora entrou em cadeia com a Rádio Bandeirantes, para a transmissão do jogo. Seus alto-falantes, instalados na Rua Santa Catarina, atraíam um aglomerado de pessoas que, na rua, ouviram e vibraram com a conquista da Seleção. A rádio do índio começou suas atividades na cidade de maneira vitoriosa.
![]() |
Os locutores J. Carvalho (à esquerda) e Roberto Torossian - maio de 1959 |
A emissora tinha em seu casting dois locutores muito populares: J.Carvalho e Roberto Torossian. Eles formavam uma dupla muito aplaudida nos programas de auditório. J.Carvalho era locutor da Rádio Cacique de Taubaté e Roberto Torossian vinha de uma família de artistas, tendo como irmão o maestro Afonso Torossian, regente da Orquestra Copacabana, que se apresentava nos bailes do Clube Comercial. Ambos apresentavam diariamente, das 22h às 23h, o programa A Cidade em Revista.
![]() |
Roberto Torossian e Moacyr Franco (à direita) |
Nas décadas de 1960 e 1970, um dos grandes destaques da emissora foi o Babalaô Ronaldo Linares, que comandou os programas Umbanda em Marcha, Momento de Prece e Músicas para Ouvir e Amar.
Em 1981, a Rádio Cacique foi comprada pelo empresário Paulo Masci de Abreu, que a rebatizou como Rádio Difusora do Brasil e depois Super Rádio Tupi e transferiu seus estúdios e transmissores para São Paulo. Atualmente é denominada como Super Rádio.
Referências
Rádio Cacique de São Caetano do Sul https://www.youtube.com/watch?v=ZIsGX9mZop4
Coletânea de prefixos – Super Rádio 1150 kHz https://www.youtube.com/watch?v=U0WPiL2BltA
- Medici, Ademir (9 de agosto de 2019). Rádio Cacique. Todos lembram Diário do Grande ABC
Exposição virtual da Fundação Pró-Memória relembra atuação e importância da Rádio Cacique na cidade – Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul – 3 de novembro de 2015 https://www.fpm.org.br/Noticias/Informacao/658
Revista Monitor de Rádio e Televisão nº 227, março de 1967, pág. 72
Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul - Nas ondas da Rádio Cacique https://www.flickr.com/photos/62185141@N03/albums/72157626686584069
Babalaô Ronaldo Linares - Biografia https://santuariodeumbanda.com.br/site/santuario-nacional-da-umbanda/federacao-umbandista-do-grande-abc-fugabc/babalao-ronaldo-linares/
- Linares, Ronaldo. (Umbanda em Marcha, Rádio Cacique, 1969) Ascensão e Queda de um Médium
- Mensagem de Zélio de Moraes lida por Ronaldo Linares em 1973 na Rádio Cacique https://web.facebook.com/BRSOI/posts/a-%C3%BAltima-mensagem-de-z%C3%A9lio-de-moraes-o-chico-xavier-da-umbandaa-%C3%BAltima-mensagem-/2639592996347281/?_rdc=1&_rdr#
Comentários
Postar um comentário