História da antiga Rádio Tupi de São Paulo

Logotipo da Rádio Tupi (1970)

Por muitos anos, a Rádio Tupi de São Paulo (S/A Rádio Tupan) transmitiu na frequência de 1040 kHz. Em 1981 transferiu-se para os 560 kHz, onde permaneceu até seu fechamento em 1984. A emissora, fundada pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand, pertencia ao grupo Diários Associados. Foi inaugurada em 3 de setembro de 1937 na Rua 7 de Abril, no centro de São Paulo, em uma cerimônia que contou com transmissão simultânea pela Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Um de seus primeiros locutores foi Homero Silva.

Chateaubriand discursando na inauguração da emissora em 3 de setembro de 1937

Em 1938, a Tupi lançou o quiz show Caixinha Mágica, dedicado a perguntas e respostas,  apresentado por Jerônimo Monteiro. O Programa Volante iniciou no final do mesmo ano a prestação de serviços com informações sobre o trânsito e atividades do departamento de trânsito de São Paulo (hoje CET), formato que anos mais tarde foi introduzido por outras emissoras da capital paulista, como a Jovem Pan.
 
Oduvaldo Cozzi foi um dos primeiros locutores esportivos contratados pela emissora em 1940, mas ficou pouco tempo e retornou à Rádio Gaúcha.

Em abril de 1942, estreou o Grande Jornal Falado Tupi e em abril de 1946 o Matutino Tupi, que ficou no ar ate fevereiro de 1977, ambos sob o comando de Corifeu de Azevedo Marques. Ambos inovaram na forma de se fazer radiojornalismo, graças à estrutura da mídia impressa dos Diários Associados. Em 1943, após a aquisição da Rádio Difusora, a emissora herdou seus canais em ondas curtas, passando a transmitir em 6095 kHz, 11765 kHz e 15155 kHz. Essas frequências saíram do ar após o fechamento da Difusora em 1981. Manuel de Nóbrega estreou no rádio paulista em 1944 pela Tupi com o humorístico Cadeira de Barbeiro. 

Anúncio da Rádio Tupi SP nos anos 1950


A versão paulista do Repórter Esso foi transmitida pela Tupi com Kalil Filho e Dalmácio Jordão. Em 1952, Kalil assumiu o comando do noticioso na TV Tupi São Paulo, e Jordão prosseguiu na versão radiofônica até sua última edição em 31 de dezembro de 1968, pela Rádio Nacional (hoje extinta Rádio Globo SP).

Logo após a compra da Rádio Difusora, a Tupi foi transferida para a Avenida Alfonso Bovero, no bairro do Sumaré, onde também foi instalada a TV Tupi São Paulo, inaugurada em 18 de setembro de 1950.

Após breve passagem pela Rádio Record, o humorístico PRK-30, de Lauro Borges e Castro Barbosa, estreou na Tupi de São Paulo em janeiro de 1951, onde permaneceu até 1955, quando voltou para a Rádio Mayrink Veiga do Rio de Janeiro.

A emissora dividia sua programação por faixas de audiência: o jornalismo de Corifeu de Azevedo Marques teve nos repórteres Carlos Spera e José Carlos de Moraes (Tico-Tico) seus braços externos. Loureiro Gama, Kalil Filho, Ribeiro Filho e César Montesclaros formavam a linha de frente. Na parte artística, Moraes Sarmento e Joel de Almeida dividiram espaço com a música jovem de Antonio Aguilar e seu programa No reino da juventude. Novelas escritas por Walter George Durst e Walter Forster e programas de auditório, comandados por Homero Silva e Aurélio Campos, foram campeões de audiência.

No ano de 1956, a emissora promoveu um concurso de violeiros que foi vencido pela dupla Tião Carreiro & Pardinho com o cururu Canoeiro, composto por Zé Carreiro, então parceiro de Carreirinho. Este, por sua vez, mudou seu nome artístico para Pardinho. Foi o ponto de partida para o sucesso da dupla sertaneja que mais tarde viriam a ser chamados de Os Reis do Pagode.

Desde 1950, o terreno entre as ruas Piracicaba, Catalão, Travessa Xangô e Avenida Alfonso Bovero, no Sumaré, era ocupado pelo Palácio do Rádio, um conjunto de estúdios das emissoras de rádio e televisão do grupo DA. Em 1959, o imóvel foi demolido para dar lugar às obras do Edifício-Sede das Emissoras Associadas, inaugurado em setembro de 1960. Posteriormente, entre 1990 e 2013, o prédio sediou a antiga e lendária MTV Brasil, do grupo Abril.

Em pé: Mário Moraes, Joseval Peixoto e Milton Camargo; agachados: Haroldo Fernandes, Geraldo Blota e Lucas Neto (1978).

A Equipe 1040 de esportes destacou-se na década de 1960 sob o comando de Pedro Luiz e Mario Moraes, e nos anos 1970, quando se especializou em divulgar resultados da Loteria Esportiva (atual Loteca), com a vinheta Loteria Esportiva Tupi. Nessa época seus integrantes eram: Haroldo Fernandes, Milton Camargo (comentarista e diretor da equipe), Paulo Edson, Joseval Peixoto, Lucas Neto, entre outros.

Copa 1970 - Brasil X Peru transmitido pela Rádio Tupi (Rio e SP) e Emissoras Associadas

Anúncio de 1971

Placa comemorativa do gol 1040 de Pelé no estádio Ypiranga, em Erechim (RS).

Com o falecimento de seu fundador em 1968, a emissora e todas as empresas do grupo passaram a ser geridas pelo controverso Condomínio Acionário, criado por Chateaubriand, o que se explica pelas sucessivas crises enfrentadas pelos Diáros Associados nos anos seguintes, resultando no fechamento de várias delas, como a Rede Tupi de Televisão e a própria Rádio Tupi SP.

Na partida do Santos X Grêmio realizada em 2 de setembro de 1970 no estádio Ypiranga em Erechim (RS), Pelé marcou o seu gol 1040, uma homenagem da equipe ate hoje exposta em placa comemorativa no estádio daquela cidade gaúcha.

Em 1968, Hélio Ribeiro assumiu a direção artística da Tupi e estreou seu Correspondente Musical, embrião do programa O Poder da Mensagem.

Na década de 1970, a emissora contou com um cast formado por Octavio Pimentel, Caboclão (ex-repórter da Equipe 1040), Luiz Aguiar, Gil Gomes, Eli Corrêa, Barros de Alencar, Batista Linardi, Cunha Neto e muitos outros.

Anúncio de 1972

                                                                    Comece Bem Seu Dia com Eli Corrêa (1978)    

                                                                   Sua Carta Vale Música com Eli Corrêa (1978)

                                                                            Roda Viva com Luiz Aguiar (1978)
                                          

Batista Linardi comandou Você fez o sucesso  na Tupi SP entre 1974 e 1975

;
                                                                                               Prefixo (1978)

Entretanto, a crise administrativa e financeira do grupo DA que culminou no fim da Rede Tupi em 18 de julho de 1980 prejudicou a emissora, que ao contrário da Rádio Tupi do Rio, jamais conseguiu recuperar-se. Seis dias antes do fechamento da TV Tupi, a justiça decretou a concordata da S/A Rádio Tupan.

Carta do serviço em português da Deutsche Welle de 1981 relatando a crise financeira da Rádio Tupi SP.

                                                                     Prefixo da RádioTupi SP 560 kHz (1981)

                                                          Prefixo da Rádio Tupi SP 560 kHz e a voz do pastor 
                                                                           David Miranda (anos 1980)
 
Em novembro de 1981, a Tupi trocou de frequência com a Rádio Capital, deixando esta última com os 1040 kHz, enquanto a primeira foi para o início do dial (560 kHz) e recebeu um bom dinheiro pelo negócio, mas não aliviou a crise. 

Nos últimos dois anos. a emissora arrendou grande parte de seus horários para igrejas evangélicas e com isso estava sustentando sua concordata. Com uma equipe desfalcada, baixa audiência e atolada em dívidas, a S/A Rádio Tupan teve sua falência decretada pela justiça e saiu do ar em 29 de janeiro de 1984.

   Vinhetas do futebol e da Loteria Esportiva Tupi (anos 1970)
Super Sertão com Octavio Pimentel (1975)

                                                                      Vinhetas da Rádio Tupi SP (1977)
 
                                                                   Só Sucessos com Cunha Neto (1978)

No ano seguinte, o empresário Paulo Masci de Abreu apropriou-se do nome e do espólio da falida emissora, rebatizando sua Rádio Difusora do Brasil (antiga Rádio Cacique de São Caetano do Sul - SP) como Rádio Tupi e depois como Super Rádio Tupi; porém, após longa briga, o grupo Diários Associados, detentor do nome Tupi, ganhou na justiça em 2013 e a emissora paulistana foi renomeada como Super Rádio.
                                           


Bibliografia


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gilberto Affonso Penna, uma vida pelo Radioamadorismo

Receptor AM sincródino com o integrado SA612A

BK1198 RECEPTOR SINGLE-CHIP AM / FM / SW SUPERHETERODINO

50 anos do incêndio do Edifício Joelma

Fiori Gigliotti (1928-2006)